Com tantas opções disponíveis no mercado, pode ser desafiador escolher sozinho a melhor válvula para o seu projeto. A seguir, confira as diferenças entre a válvula de esfera e a válvula de gaveta!
Você já sabe que escolher a melhor válvula é a grande chave para o bom desenvolvimento do sistema. No entanto, com tantos modelos diferentes de válvulas disponíveis no mercado, pode ser complicado decidir qual é a mais adequada para a sua necessidade, não é mesmo?
E quando se fala em sistemas criados para restringir e controlar o fluxo, pode surgir dúvida na escolha entre a válvula de esfera e a válvula de gaveta.
Você já passou por isso? Fique tranquilo, nesse post você vai entender muito melhor sobre o assunto. Confira!
A diferença entre as válvulas de esfera e gaveta
As válvulas de esfera e gaveta desempenham especialmente a mesma função. Entretanto, suas características estruturais se diferem bastante.
As válvulas de esfera têm uma haste e uma esfera, que gira horizontalmente, e são normalmente chamadas de válvulas “rotacionais”. Elas são mais indicadas para aplicações que requerem controle on-off sem queda de pressão.
Por outro lado, as válvulas de gaveta abrem levantando uma porta redonda ou retangular (ou cunha) para fora do caminho do fluido. As superfícies de vedação entre a comporta e as sedes são planas, assim, as válvulas de gaveta são geralmente utilizadas quando o fluido é em linha reta e uma restrição mínima é necessária.
Como funciona uma válvula de esfera?
A válvula esfera recebeu esse nome devido ao formato do seu obturador, que é uma esfera vazada por onde o fluido passa, no momento da abertura total. Quando fechada, a passagem fica perpendicular ao sentido do fluxo, impedindo a passagem.
Sua principal função é o controle do fluxo do fluido em diversas tubulações e, devido ao seu excelente funcionamento, é uma das mais utilizadas em indústrias (especialmente as de óleo e gás) e residências.
A válvula de esfera funciona muito bem em ambientes corrosivos, com altas temperaturas e pressão elevada. Por isso, é amplamente utilizada em indústrias petrolíferas.
Um ponto de destaque da válvula esfera é a sua capacidade de abrir e fechar rapidamente, permitindo estancar o fluxo de forma eficaz e sem perdas de carga, mesmo que a pressão seja extremamente alta.
Como funciona uma válvula de gaveta?
É do acionamento do disco que surgiu a nomenclatura da válvula de gaveta. O seu acionamento é parecido ao de uma gaveta em um armário, ou seja, o disco penetra no fluido, o bloqueia, sai do fluxo e permite a fluidez.
A válvula de gaveta funciona como válvula de bloqueio e fica sempre na posição aberta ou fechada em sistemas de água ou líquido bruto. Se ela estiver totalmente aberta, existe a passagem do fluido, havendo uma pequena perda de carga. No entanto, quando está parcialmente aberta, pode ocorrer uma grande perda de carga.
Essa válvula é aplicada em várias ocasiões.
A Sansei é especialista em válvulas!
Atualmente, a Sansei, além de disponibilizar uma linha extensa de produtos para manutenção industrial, é reconhecida no mercado por suas válvulas.
Por isso, sempre que precisar, basta entrar em contato com nossa equipe comercial que te ajudaremos com os itens mais adequados para o seu projeto!