Não existe somente um tipo de válvula industrial. Por isso, antes de investir em um modelo, é importante pesquisar sobre o assunto. Neste post, confira os principais tipos de válvulas industriais e suas aplicações.
As válvulas industriais são itens indispensáveis em instalações, pois sem elas as tubulações seriam completamente inúteis. Afinal, são as válvulas que coordenam o fluxo das tubulações, seja interrompendo, liberando ou diminuindo seu fluxo.
É possível encontrar diferentes tipos de válvulas industriais no mercado, com diversas funções, entre elas: o controle do fluxo regulatório de um fluido e o controle da pressão.
Com tamanha importância e com tantas funções, é fundamental identificar os melhores tipos de válvulas industriais para a sua empresa, certo? Para isso, continue acompanhando este post.
Os tipos de válvulas industriais e suas aplicações
Como mencionamos acima, é possível encontrar diferentes tipos de válvulas industriais, assim, o produto consegue atender os mais variados segmentos industriais.
A seguir, confira os principais tipos de válvulas industriais e suas aplicações:
Válvulas de bloqueio:
Esse tipo de válvulas estabelece ou interrompe o fluxo. Elas costumam ser do mesmo diâmetro nominal da tubulação na qual é instalada, com diâmetro de passagem compatível com a da tubulação e operam completamente aberta ou completamente fechada.
Os modelos mais indicados para essa aplicação são:
● Válvula gaveta
● Válvula macho
● Válvula esfera
● Válvula comporta (ou guilhotina)
● Válvula borboleta
● Válvula de diafragma
Válvulas de regulagem
Essas válvulas são destinadas especificamente a controlar o fluxo, podendo trabalhar em qualquer posição de fechamento parcial.
São elas:
● Válvula globo
● Válvula agulha
● Válvula de controle
● Válvula borboleta
● Válvula de diafragma
Válvulas unidirecionais:
São válvulas auto operadas pela diferença de pressão a montante e a jusante exercida pelo fluido. São instaladas com o objetivo de evitar a inversão do sentido do fluxo.
Os modelos mais indicados para essa aplicação são:
● Válvula de retenção
● Válvula de retenção e fechamento
Válvulas de controle de pressão a montante:
São válvulas com a finalidade de proteção pessoal e a proteção de linhas e equipamentos. São auto operadas (automáticas) e atuam sempre que a pressão a montante atinge determinado valor pré-calibrado.
São elas:
● Válvula de segurança
● Válvula de alívio
● Válvula de excesso de vazão
● Válvula de contrapressão
Válvulas de controle de pressão a jusante:
Essas também são válvulas automáticas cuja função é regular a pressão a sua jusante.
Os modelos mais indicados para essa aplicação são:
● Válvula redutora e reguladora de pressão
● Válvula quebra vácuo
● Ventosas
Você já conhece a Sansei?
Desde 2003, a Sansei trabalha com uma linha extensa de produtos para manutenção industrial, incluindo as válvulas industriais.
Somos parceiros dos melhores fabricantes, assim, trazemos para os nossos clientes produtos de primeira linha, com custo reduzido e a pronta entrega.
Para mais informações sobre válvulas industriais, continue acompanhando o nosso blog!