Você sabe quando substituir uma válvula industrial? Quais são as situações que contribuem para essa substituição? Confira neste post!
Após a instalação da válvula industrial, é essencial ficar atento e garantir sua manutenção adequada de forma contínua.
Entretanto, em muitos casos, mesmo quando você toma muito cuidado com as válvulas para verificar seu funcionamento correto, ainda pode haver casos em que elas precisam ser substituídas.
Isso pode acontecer por diversos motivos. O importante, na realidade, é estar atento ao procedimento que envolve a sua substituição. Saiba mais sobre o assunto a seguir!
Como saber quando uma válvula industrial deve ser substituída?
Como acabamos de falar, existem diversos motivos para uma válvula industrial precisar ser substituída. Confira os principais a seguir:
Quando o tamanho da válvula industrial é inadequado
O cálculo incorreto do tamanho pode levar a válvulas subdimensionadas ou superdimensionadas. Isso é algo grave, pois a passagem do fluxo depende do tamanho da válvula. Uma válvula superdimensionada pode diminuir a pressão do sistema, enquanto uma válvula subdimensionada pode provocar gargalos.
Quando há incompatibilidade de material
O tipo de fluido, o material da sede e o material do corpo da válvula devem ser compatíveis. Quando os materiais são incompatíveis, a válvula está mais sujeita a desgaste, trazendo diversas falhas e prejuízos.
Sendo assim, verifique a descrição do produto para o tipo de material usado para a sede e corpo da válvula. Eles devem seguir os padrões da indústria quanto ao fluido usado.
Quando existe danos ao elastômero das válvulas
Os elastômeros são muito utilizados como sedes de válvulas, gaxetas ou O-rings que atuam como vedação.
O desgaste do elastômero é causado pelo movimento natural dos fluidos. Geralmente, a causa seria a incompatibilidade do elastômero com o produto transportado.
Se a vedação de elastômero apresentar amassados, rachaduras e similares já estiverem aparentes, substitua este componente o mais rápido possível. Além disso, verifique se há padrões de desgaste que acompanham o fluxo, pois isso significa que o produto é muito abrasivo.
Quando há desgaste da haste da válvula
Componentes menores, como a gaxeta da haste ou os parafusos da tampa, causam desgaste e rompimento da haste. Além disso, o movimento constante do disco da válvula, assim como o contato com fluidos corrosivos, também pode desgastá-la.
Nesses casos, para as válvulas menores, a única solução é substituí-las. Por outro lado, para válvulas maiores, a substituição não é a opção mais econômica.
Mas, antes de cogitar a troca, certifique-se dos outros componentes menores primeiro, como os prisioneiros, parafusos e caixas de vedação. Depois disso, verifique se a haste precisa de retrabalho ou substituição.
Quando ocorre cavitação na válvula industrial
A cavitação normalmente acontece em válvulas de controle com fluido líquido, quando há uma mudança nos níveis de pressão e na velocidade do fluido.
As bolhas se formam quando a pressão do líquido é inferior à pressão do vapor na válvula industrial. Essas bolhas de alguma forma interrompem o fluxo. Quando a pressão do líquido se recupera do nível reduzido, as bolhas entram em colapso, causando danos à válvula.
Essa é uma das situações que mais corrompem as válvulas, pois corroem as paredes internas do equipamento.
Quando acontece o golpe de aríete
Golpe de aríete é a condição em que ocorrem picos de pressão abruptos na válvula. É uma das forças mais destrutivas que podem causar estragos no corpo da válvula e na tubulação em geral.
Três fatores que criam o golpe de aríete são: quão rápido a válvula fecha, quão rápido é o líquido no momento em que a válvula se fecha e qual é a onda de pressão ao longo do tubo.
Quando a pressão e temperatura excedem os parâmetros exigidos
Uma válvula industrial tem requisitos específicos de pressão e temperatura. Ir além do seu limite pode prejudicá-la de forma que não haja outra solução a não ser a substituição.
Antes da instalação, verifique os requisitos do produto para garantir que não ocorra aumento de pressão e temperatura. A manutenção de rotina e os reparos também são fundamentais.
Quando o atuador está com defeito
Atuadores gerenciam a entrada e saída do fluido, pressão e temperatura. Sendo assim, escolher o atuador errado encurta a vida útil da válvula industrial porque ela se desgasta facilmente.
Para mais informações sobre válvulas industriais, continue acompanhando o nosso blog!