A gestão da manutenção da indústria farmacêutica é uma atividade fundamental para garantir maior confiabilidade em todos os processos do desenvolvimento de produtos, afinal, estamos falando de uma área bastante delicada e essencial para melhora na qualidade de vida das pessoas: a área da saúde. Para tanto, é preciso adotar boas práticas e contar com tecnologias de gerenciamento que possam otimizar esse trabalho, evitando erros que poderiam comprometer a reputação dos negócios.
Por meio de pesquisas, da produção e da comercialização de medicamentos, a indústria farmacêutica tenta atender às demandas dos consumidores não só em tratamentos de doenças, mas também em procedimentos estéticos, um mercado que tem se destacado bastante nos últimos anos. Por isso, é necessário alcançar padrões rigorosos de qualidade para evitar problemas e garantir competitividade no mercado, pois falhas podem custar a saúde de uma pessoa.
As manutenções mais comuns de serem adotadas em indústrias são a manutenção corretiva, manutenção preventiva e manutenção preditiva. Na farmacêutica, esse cenário não é diferente.
Confira abaixo as dicas de manutenção preparadas pela equipe da Sansei.
Dicas de manutenção para a indústria farmacêutica
1) O bom gerenciamento de ativos na linha de produção pode garantir não só a disponibilidade dos equipamentos, mas também que essas máquinas funcionem dentro dos padrões normativos, o que é imprescindível para negócios que desejam credibilidade.
2) Uma vez que os laboratórios precisam atuar com alta precisão e de acordo com as normas da Anvisa, é preciso implementar uma gestão de manutenção bastante detalhada. Um dos principais procedimentos nesse sentido é a calibração que, segundo as normas de qualidade, como a ISO 9001, deve ser feita em todos os instrumentos que impactam o controle de processos da empresa.
3) Outra boa prática é a adoção de sistemas de gerenciamento de ativos, que organizam todas as informações sobre a manutenção dos equipamentos da indústria, essencial para a produção de remédios em grande escala.
receba todas as novidades
Em primeira mão descontos, novidades e conteúdos da Sansei Válvulas.
4) As manutenções preditivas são essenciais para uma gestão de sucesso da indústria farmacêutica. Elas consistem em fazer o acompanhamento contínuo das máquinas, visando coletar informações para estipular o tempo de vida dos elementos presentes nos equipamentos. Alguns dados que podem ser coletados nesse tipo de manutenção: análise da vibração, inspeção visual e ultrassom da máquina. Esse tipo de manutenção é o mais importante, pois faz com que diminua a incidência de manutenções corretivas e preventivas.
5) Falando agora das manutenções preventivas, elas servem para antecipar os possíveis problemas que podem acontecer com os equipamentos. Através da gestão de manutenção e do gerenciamento de risco, os trabalhadores conseguem fazer o levantamento antecipado desses problemas, como diminuição do nível de óleo de algum equipamento e desgaste de peças.
6) Ainda assim, caso você seja surpreendido por algum problema em seus equipamentos, a manutenção corretiva faz-se necessária. Ela diz respeito a qualquer manutenção realizada com o objetivo de restaurar as condições iniciais e ideais de operação de máquinas e equipamentos, eliminando falhas que possam ter surgido.
👉🏻 Leia também: A diferença entre manutenção preventiva e corretiva
Conte com a expertise da Sansei
A Sansei atua no mercado de produtos para a manutenção industrial desde 2003. Temos os melhores fabricantes e contamos com os melhores parceiros, o que nos permite oferecer a cada um de nossos clientes a segurança necessária para suas instalações.
Conheça o nosso portfólio de produtos e faça hoje mesmo um orçamento com a nossa equipe.