As válvulas industriais são responsáveis pelo controle de fluxos líquidos ou gasosos de um determinado sistema ou equipamento. Ou seja, elas têm a capacidade de liberar ou interromper fluxos provenientes de óleos, minérios, gases, água, entre outros tipos de fluido.
Dessa forma, as válvulas têm o objetivo de equilibrar o processo e estão em todos os lugares – desde a estação de tratamento de água até torneiras no jardim de casa.
No setor industrial, é claro, elas são itens indispensáveis! A seguir, confira como aplicar as válvulas industriais no dia a dia.
Entendo melhor sobre as Válvulas Industriais
As válvulas industriais são as verdadeiras donas da cena quando o assunto é controle de processos.
As válvulas são fundamentais a qualquer segmento da indústria, já que possuem a importante função de atuar e controlar todo tipo de fluxo.
Vale lembrar que o material da qual são fabricadas é um grande influenciador para o sucesso e eficácia dos processos.
Modelo de plástico ou metal, por exemplo, determinam a composição do corpo, tipos de vedação e qual será sua finalidade. Por isso, é essencial conhecer o fluido e sua característica química, para não errar na aplicação das válvulas da sua indústria.
Classificação das válvulas
Para não errar na hora de escolher as válvulas industriais, confira a classificação básica desses componentes a seguir:
Válvulas de bloqueio
As válvulas industriais de bloqueio são ideais para estabelecer ou interromper fluxos de fluidos. Dessa maneira, só devem funcionar completamente abertas ou completamente fechadas.
As válvulas de bloqueio normalmente apresentam o mesmo diâmetro nominal da tubulação, com uma abertura de passagem de fluido com secção transversal comparável com a da própria tubulação. São elas: gaveta, macho, esfera, guilhotina ou de comporta.
Válvula de controle
Válvulas de controle têm o objetivo de regular o fluxo. Para isso, são capazes de trabalhar com fechamento parcial, variando de acordo com a funcionalidade.
Muitas vezes, esse tipo de válvula apresenta o diâmetro nominal menor do que a tubulação. São elas: globo, agulha, controle borboleta e diafragma.
Válvulas industriais que direcionam o fluido
O sentido de ação das válvulas também determina suas funções, ou seja, o sentido em que o fluido é direcionado está relacionado com sua ação.
Essas são as possibilidades:
Válvula direcional de sentido único:
Uma vazão controlada em sentido único tem a finalidade de garantir que o fluxo seja unidirecional e impeça o retorno.
Válvulas que controlam a pressão de montante:
Estas válvulas são designadas para o controle de pressão do ponto mais baixo para o mais alto.
Válvulas que controlam a pressão de jusante:
O propósito dessa válvula também é garantir que a pressão esteja controlada, mas especificamente de um ponto mais alto para um ponto mais baixo.
A Sansei trabalha com uma linha extensa de produtos para manutenção industrial, incluindo as válvulas industriais.
Entre em contato com a Sansei e adquira já as válvulas industriais da sua empresa!
Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog!