Válvulas industriais são produtos essenciais para o bom funcionamento de instalações de empresas, portanto, gostamos sempre de trazer informações sobre cada um de seus tipos e de que maneira podem ser usadas em diferentes tipos de indústria. Neste novo conteúdo, saiba em detalhes as características das válvulas esféricas.
Válvulas esféricas são um tipo de válvula industrial que utiliza uma esfera oca, perfurada e pivotante para controlar o fluxo de fluidos ou gases de uma abertura para outra dentro de uma tubulação. Isso as torna ideais para indústrias que transportam produtos químicos ou gases potentes que exigem fechamento seguro e acelerado, como é o caso do gás natural.
Como sempre frisamos em nossos conteúdos, válvulas industriais desempenham um papel fundamental para diversos tipos de instalações, especialmente para aquelas aplicadas em indústrias. Esse produto coordena o fluxo das tubulações, que, por sua vez, são responsáveis por processos fundamentais da produção de uma fábrica.
Abaixo, vamos te dar detalhes importantíssimos sobre as válvulas esféricas para te ajudar a entender se ela atende às principais demandas da sua empresa.
👉 Saiba mais: Dicas para escolher a válvula industrial ideal para o seu negócio
Principais características
Como seu próprio nome sugere, a válvula de esfera é uma válvula cujo obturador é uma esfera oca, perfurada e pivotante, assentada dentro de um corpo tubular e que controla o fluxo de fluidos ou gases permitindo sua passagem devido à abertura vazada de sua esfera.
Devido a sua alta resistência à corrosão e altas pressões, esse tipo de válvula é bastante usada na indústria petrolífera. Apesar disso, a válvula de esfera pode ser usada em uma grande variedade de aplicações, como para a transmissão, dutos e armazenamento, processamento de gás, uso residencial, uso industrial, entre outros.
As válvulas de esfera são duráveis, apresentam bom desempenho mesmo após muitos ciclos e oferecem segurança mesmo após longos períodos de desuso. Essas qualidades as tornam uma excelente opção para aplicações de fechamento e controle do fluxo. Além disso, elas oferecem proteção confiável contra vazamentos, o que é especialmente benéfico em aplicações de gás. As válvulas de esfera têm baixa queda de pressão e podem abrir e fechar rapidamente.
Os principais tipos de válvula esférica são:
– Monobloco
– Bipartida
– Tripartida
Funcionamento da válvula esférica
– A válvula de esfera está na posição aberta quando a porta central está alinhada na mesma direção da tubulação conectada, pois esse posicionamento permite que o fluido ou o gás flua através dela.
– A válvula gira para a posição fechada quando a porta se torna perpendicular, bloqueando o caminho do fluxo e evitando que quaisquer substâncias continuem circulando dentro da tubulação.
👉 Leia também: 5 tipos de válvulas industriais que você precisa conhecer
Válvulas industriais na Sansei
A Sansei é especialista no mercado de válvulas industriais. No mercado desde 2003, temos orgulho em dizer que oferecemos a melhor qualidade em válvulas industriais e em outros produtos que fazem parte do nosso portfólio para diversos tipos de instalações.
Se você deseja adquirir válvulas industriais para a sua empresa entre em contato com a nossa equipe para prepararmos um orçamento exclusivo.
Saiba mais sobre a nossa história e propósito clicando aqui.