Tudo o que você precisa saber sobre tipos de Válvulas Industriais

Tudo o que você precisa saber sobre tipos de Válvulas Industriais

Existem diferentes tipos de válvulas industriais no mercado. Sendo assim, para escolher a melhor para a sua indústria, é importante que você conheça um pouco sobre cada uma delas.

Pensando nisso, preparamos um post com tudo o que você precisa saber sobre tipos de Válvulas Industriais. Confira!

Qual a diferença entre as válvulas?

Como falamos anteriormente, existem diferentes tipos de válvulas encontradas no mercado. No geral, as válvulas são divididas entre válvulas de automação e válvulas de processo.

As primeiras, costumam ser utilizadas para controlar cilindros que exercem um movimento.  Por outro lado, as válvulas de processo são ideais para controlar a passagem de um fluido e, normalmente, possuem somente duas portas, uma de entrada e uma de saída do fluido.

Válvulas de processo

Existem diversos tipos de válvulas de processo: esfera, globo, borboleta, guilhotina, de carretel, de controle, entre outras. Cada uma delas tem características específicas sobre sua aplicação.

No geral, as funções dessas válvulas podem ser:

  • Começar e interromper o fluxo de fluido
  • Diminuir ou aumentar o fluxo
  • Direcionar a direção do fluxo
  • Deixar a pressão da linha regulada

LEIA TAMBÉM:
👉 Dicas infalíveis para conseguir o melhor preço em Válvulas e Conexões Industriais

receba todas as novidades

Em primeira mão descontos, novidades e conteúdos da Sansei Válvulas.

Tipos de válvulas industriais

Válvula guilhotina e válvula gaveta

Essas válvulas são uma das mais utilizadas em fluxos com muitas impurezas ou com altos índices de corrosão. Muito aplicadas na área de mineração, elas pertencem ao grupo de “válvulas de bloqueio”, trabalhando totalmente aberta ou fechada, sendo assim não servem para a regulagem.

Elas não são indicadas para controlar o fluxo, pois foram desenvolvidas para estarem toda aberta ou toda fechada. Sendo assim, utilizar as válvulas guilhotina ou gaveta para ajustar o fluxo pode rapidamente desgastar as vedações.

Essas válvulas são relativamente baratas e confiáveis.

Válvula de esfera

Como seu próprio nome diz, a válvula de esfera é um equipamento cujo obturador é uma esfera oca, perfurada e pivotante, assentada dentro de um corpo tubular e que controla o fluxo de fluidos ou gases permitindo sua passagem devido à abertura vazada de sua esfera.

Devido a sua alta resistência à corrosão e altas pressões, esse modelo é muito usado na indústria petrolífera. No entanto, a válvula de esfera pode ser utilizada em diversas aplicações.

Esse tipo de válvula é robusta e tem um ótimo fechamento, aliás, ela pode ser aberta e fechada muito rapidamente.

Válvulas globo

As válvulas globo são usadas para controlar a intensidade do fluxo. Normalmente, são instaladas quando o fluxo do fluido precisa ser controlado com mais precisão e regularidade.

Esse modelo de válvula atua por meio de um disco móvel (ou tomada) em relação ao assento do anel estacionário. A válvula globo apresenta diversas vantagens, pois permite um melhor controle do fluxo do fluido.

VEJA TAMBÉM:
👉 Como escolher as válvulas certas para o seu sistema industrial?

Válvula borboleta

A válvula borboleta foi criada para regular o fluxo, mas com capacidade de controle limitada., Sendo um dos tipos de Válvulas Industriais mais simples, contam com a facilidade operacional, girando uma alça a 90º Dependendo da maneira de aplicação e do tipo de fluido da linha onde for instalada, essa válvula pode sofrer corrosão. No entanto, com o avanço da tecnologia da construção dos componentes, ela já vem trazendo melhorias nesse aspecto.

Essa válvula costuma ser utilizada para grande fluxo de fluido, já que é, de certa forma, compacta e barata.

Válvula de retenção

As válvulas de retenção, também chamadas de NRVs (válvulas de não retorno), possibilitam que o fluido vá apenas em uma direção.

Seu objetivo é evitar o refluxo – há diversos tipos de “bloqueadores” que impedem o refluxo nesse tipo de instrumento.

Um exemplo disso é a utilização de uma válvula de retenção para evitar que a água volte quando um tanque superior recebe água de uma bomba. Quando a bomba é desligada, a água não consegue retornar.

Válvula reguladora de pressão (ou regulador de pressão)

A válvula redutora de pressão é capaz de reduzir a pressão de entrada para a saída.

Vale ressaltar que essa válvula não regula a quantidade de fluido que passa pela válvula, apenas a pressão que está no fluido da saída.

Agora que você conhece os diferentes tipos de válvulas, confira o nosso catálogo!

Compartilhe essa publicação!

Últimos Posts

Talvez essas publicações também te interessem!

receba todas as novidades

Em primeira mão descontos, novidades e conteúdos da Sansei Válvulas.