Válvulas industriais tornaram-se produtos essenciais para as instalações de empresas. Elas também podem ser encontradas em produtos domésticos para coordenar fluxos. Tão essenciais para diversas atividades, hoje vamos te apresentar cinco tipos de válvulas industriais que você precisa conhecer neste novo post do nosso blog. Confira.
Quem já teve a oportunidade de usar válvulas industriais de qualidade em instalações, seja em produtos domésticos ou em instalações de empresas, sabe o quanto elas garantem um gerenciamento perfeito do fluxo de fluidos, seja para interromper, diminuir ou liberar o trânsito de líquidos, gases, polpas ou demais tipos de resíduos.
As válvulas industriais se abrem e se fecham sobre a entrada e saída das tubulações, dando vazão, ou não, aos produtos. O controle de pressão também é outra função de destaque entre alguns modelos desse produto, como é o caso das válvulas pneumáticas, solenóides, hidráulicas e manuais, podendo também monitorar mudanças de temperatura e fluxo.
Por conta de todas essas funções, as válvulas industriais tornaram-se um elemento indispensável em diversos tipos de segmentos. Atualmente é possível encontrar vários modelos, e neste novo conteúdo do nosso blog vamos te falar sobre cinco deles.
Estes são alguns dos segmentos industriais onde você pode encontrar as válvulas industriais:
– Mineração
– Siderurgia
– Automotivo
– Petroquímica
– Alimentício
– Construção civil
– Pintura
– Estações de tratamento e/ou distribuição de água
– Energia
– Produção de óleo e gás
Qualidade é ponto-chave
Antes de apresentarmos cinco modelos de válvulas industriais, precisamos destacar uma informação muito importante. Os materiais através dos quais as válvulas industriais são fabricadas é fator determinante para o sucesso dos processos de uma indústria. Por isso é essencial conhecer os fluidos e suas características químicas para definir o modelo de válvula industrial que você precisa.
Para isso, você pode contar com o atendimento da nossa equipe de especialistas. Clique aqui para entrar em contato.
Agora, confira abaixo cinco tipos de válvulas industriais que você precisa conhecer:
1) Válvula Borboleta
A válvula borboleta também é planejada para regular o fluxo, mas com capacidade de controle limitada. Esse é um dos tipos de válvulas industriais mais simples, além de serem facilmente operados girando uma alça a 90 graus. Dependendo da forma de aplicação e do tipo de fluido da linha onde for instalada, essa válvula pode sofrer corrosão, no entanto, com o avanço da tecnologia da construção dos componentes, ela já vem trazendo melhorias antibolhas.
2) Válvula Guilhotina
Por fim, não poderíamos deixar de falar da válvula guilhotina. Esse modelo é um dos mais utilizados em fluxos com muitas impurezas ou com altos índices de corrosão. Muito aplicado na área de mineração, em linhas de polpa, pertence ao grupo de “válvulas de bloqueio”, ou seja, essa válvula trabalha apenas totalmente aberta ou fechada, não servindo para a regulagem.
3) Válvulas de Retenção
As válvulas de retenção, também chamadas de NRVs (válvulas de não retorno), possibilitam que o fluido vá apenas em uma direção. Seu objetivo é evitar o refluxo – há diversos tipos de “bloqueadores” que impedem o refluxo nesse tipo de instrumento.
As retenções de bola e as válvulas de retenção de pistão, por exemplo, funcionam exigindo uma quantidade mínima de pressão de fluxo de entrada; se o fluxo de retorno não é suficientemente forte para levantar a bola ou o pistão, há retorno no sentido inverso.
Já o fluxo em uma válvula de retenção de balanço empurra os componentes por meio de uma aba articulada que só abre em uma direção, garantindo que o fluido não volte.
4) Válvula Globo
As válvulas globo são utilizadas para regular o fluxo em uma tubulação, ao contrário da função “tudo ou nada” da válvula gaveta. Esse tipo de válvula atua através de um disco móvel (ou tomada) em relação ao assento do anel estacionário.
Essa opção pode ser com portas que correm diretamente ou então com acionamentos angulares. As versões alimentação em ângulo são normalmente utilizadas para fluidos viscosos corrosivos ou espessos, que tendem a se solidificar. Ter saídas em uma válvula com a alimentação inclinada, apontando para baixo, auxilia o fluido a ser drenado, evitando obstruções e corrosão.
5) Válvula Gaveta
As válvulas gavetas são um dos tipos de válvulas industriais mais conhecidas do mercado. Elas se abrem levantando uma “porta” no sentido contrário ao fluido e se destinam a ser usadas totalmente abertas ou fechadas; utilizadas regularmente como uma válvula de bloqueio para isolar sistemas de tubulação. Quando aberta, não há obstrução no caminho do fluxo, resultando em pouca perda de fricção e, por isso, são utilizadas quando é desejado um fluxo linear e com uma restrição mínima.
Eles podem ser controlados por um volante manual, diafragma a ar, motor elétrico ou um atuador pneumático.
👉 Saiba mais: Por que confiar na qualidade Sansei
Válvula industriais da Sansei
A Sansei é especialista no mercado de válvulas industriais. Com 10 anos de atuação, temos orgulho em dizer que oferecemos a melhor qualidade em válvulas industriais e em outros produtos que fazem parte do nosso portfólio para diversos tipos de instalações.
Se você deseja adquirir válvulas industriais para a sua empresa, mas não sabe por onde começar, entre em contato com a nossa equipe para prepararmos um orçamento exclusivo.
Para ler mais conteúdos como este, acesse nosso blog clicando aqui.