Válvulas industriais protegem as máquinas, trabalhadores e consumidores de possíveis riscos à integridade física e/ou à infraestrutura, proporcionando mais segurança e confiança para os processos da indústria.
No entanto, independentemente do tipo e da função, as válvulas industriais precisam ter manutenção periódica, com o objetivo de verificar possíveis danos ou desgastes à linha de produção. Ao tomar essa atitude, as chances de erros no funcionamento diminuem bastante.
A seguir, entenda para que serve a manutenção de válvulas industriais!
Por que fazer manutenção periódica?
Antes de tudo, vale ressaltar que a manutenção não serve apenas para quando um produto para de funcionar. Na verdade, quando isso acontece, quer dizer que a manutenção chegou tarde demais.
Basicamente, a manutenção proporciona mais segurança para toda a indústria, além de prolongar a vida útil dos equipamentos.
receba todas as novidades
Em primeira mão descontos, novidades e conteúdos da Sansei Válvulas.
Quanto melhor for o cuidado com a válvula, mais ela vai durar e menores serão as chances de desgaste.
Além disso, a manutenção não serve apenas para cuidar das válvulas. Garantir o funcionamento correto desses itens também preserva a integridade de canos, tubulações, bombas, motores, caldeiras e da maquinaria completa. Ou seja, a manutenção periódica é indispensável!
LEIA TAMBÉM: Máquina parada, lucro reduzido? Veja como resolver!
Como é realizada a manutenção em válvulas industriais?
Como você provavelmente já sabe, existem vários tipos de válvulas industriais, para as mais diversas finalidades. Contudo, independentemente do modelo de válvula, existe um passo a passo a ser seguido para que a manutenção seja feita da melhor maneira.
Primeiro de tudo temos a parte de inspeção visual, onde é realizada a retirada e a identificação do tipo de válvula utilizada em determinado equipamento. O profissional responsável desmonta o dispositivo, realiza a limpeza e avalia cada um de seus componentes.
Após isso, acontece a troca dos componentes que apresentam qualquer tipo de desgaste ou defeito, para que, assim, sejam feitos todos os testes possíveis de funcionamento.
É importante verificar a abertura e a vedação, realizando a testagem desta vedação, bem como a calibragem do equipamento. Há alguns casos em que é preciso pintar as válvulas durante esse processo.
Por fim, a válvula é lacrada e enviada para que seja reinstalada na indústria que solicitou sua manutenção.
Vale ressaltar que todo esse processo precisa ser feito por um profissional ou uma equipe especializada na área.
Como tornar a manutenção de válvulas industriais mais eficiente?
No tópico anterior, vimos que existe uma série de etapas que devem ser seguidas na manutenção de válvulas industriais. Também vimos que a manutenção não deve ser feita apenas quando há algum problema. Ela deve ser periódica e estar de acordo com as instruções do fabricante.
Essa periodicidade vai depender do tipo de válvula. Por exemplo: as válvulas sob alta pressão ou as que suportam temperaturas extremas, precisam ser verificadas semanalmente ou mensalmente. Já as válvulas que não estão sob muita pressão ou temperatura, podem realizar a manutenção a cada seis meses ou uma vez por ano.
Mas, fique sempre de olho nas válvulas para que qualquer sinal de defeito, o reparo possa ser feito sem grandes estresses.
Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre o assunto!