Você já ouviu falar nas válvulas redutoras de pressão? Elas são ótimas para coordenar a pressão durante o processamento em diferentes tipos de tubulações, resolvendo o problema de pressão nas tubulações. Neste novo conteúdo do nosso blog contamos tudo sobre elas. Confira!
Se você está enfrentando problemas com a pressão nas tubulações das instalações da sua empresa, precisa conhecer a válvula redutora de pressão. Ela é o tipo de válvula industrial ideal para solucionar essas intercorrências e te ajudar a manter o fluxo ideal dos fluidos utilizados na produção.
O uso da válvula redutora de pressão é bastante comum em equipamentos que podem ser danificados por alta pressão. Um ótimo exemplo são os sistemas de vapor de alta pressão, como mecanismos de limpeza Clean in Place (CIP) e os compressores de ar, além de qualquer sistema em que seja fundamental controlar a pressão de um gás ou líquido.
Neste novo conteúdo, vamos te explicar tudo sobre ela.
Como uma válvula industrial pode me ajudar?
Antes de falarmos sobre a válvula redutora de pressão, precisamos te explicar porquê as válvulas industriais são produtos fundamentais para instalações. Sem elas, as tubulações seriam completamente inúteis, pois as válvulas industriais desempenham o papel de coordenar o fluxo desses locais, seja interrompendo, liberando ou diminuindo-o.
Nas empresas, por exemplo, as válvulas industriais são usadas para coordenar o fluxo de líquidos, gases ou outros tipos de resíduos, seja para liberar, diminuir ou interromper o processo. Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de válvulas industriais no mercado, que atendem as mais diversas necessidades.
👉 Saiba mais: Onde as válvulas industriais podem ser utilizadas?
O que é válvula redutora de pressão?
A válvula redutora de pressão é um produto fundamental em grande parte dos sistemas onde líquidos ou gases são transportados para processamento. Indústrias do ramo cervejeiro e de destilação, farmacêutica e a de alimentos incorporam válvulas redutoras de pressão em seu sistema para certificar a segurança de seus operadores e o uso correto do equipamento.
As válvulas redutoras de pressão controlam a pressão de um fluido ou gás para mantê-lo dentro de uma faixa de valor desejada. Sua principal função é unir o fluxo de entrada com a demanda de saída enquanto mantém uma pressão de saída suficientemente constante. Mesmo que seja importante que a pressão controlada não varie da taxa especificada, também é essencial que qualquer fluxo através da válvula seja estável e a pressão regulada não esteja sujeita a oscilações em excesso.
Como funciona uma válvula redutora de pressão?
As válvulas redutoras de pressão têm o objetivo de certificar a consistência do fluxo e o desempenho ideal do equipamento. Elas foram produzidas principalmente para reduzir a pressão do vapor em sistemas de energia e processos onde é indispensável que as pressões sejam mantidas constantes.
As válvulas redutoras de pressão funcionam reduzindo a quantidade de fluido ou gás que passa por um tubo. Os fluidos que estão sendo forçados através dos tubos em alta pressão antes da válvula, são desacelerados após a válvula. Quando o líquido entra na válvula com uma pressão mais alta do que a esperada, o mecanismo de carga interno contraria a pressão que, por sua vez, aciona o inibidor para estreitar o fluxo de água de saída.
👉 Leia também: As válvulas mais indicadas para as indústrias de gás e petróleo
Faça um orçamento conosco
A Sansei está há mais de 15 anos destacando-se no mercado de válvulas industriais e com outros produtos essenciais para instalações que fazem parte do nosso portfólio. Você encontrará válvulas redutoras de pressão destinadas ao uso em vapor, ar comprimido, gases inertes industriais e líquidos.