As válvulas industriais são itens muito importantes, no entanto, para garantir a segurança e o seu bom funcionamento, devem ser instaladas de maneira correta. A seguir, confira como instalar válvulas industriais.
As válvulas industriais são acessórios de extrema importância em instalações, pois são elas que coordenam o fluxo das tubulações, seja interrompendo, liberando ou diminuindo seu fluxo.
Elas podem ser utilizadas para diferentes funções dentro do setor industrial, abrangendo a indústria farmacêutica, alimentar, química, de saneamento e muitas outras.
A seguir, confira como instalar válvulas industriais de forma segura e correta!
O que são válvulas industriais?
As válvulas industriais são itens indispensáveis em instalações, pois sem elas as tubulações não funcionariam de maneira adequada. Afinal de contas, são elas que coordenam o fluxo das tubulações, seja interrompendo, liberando ou diminuindo seu fluxo.
Como função primária ao controle do fluxo regulatório de um fluido, seja ele na forma de gases, líquidos, polpas e outros materiais, resumidamente, as válvulas se abrem e fecham sobre a entrada e saída das tubulações, dando vazão, ou não, aos produtos.
O controle de pressão também é outra importante função entre alguns modelos, como válvulas pneumáticas, solenoides, hidráulicas e manuais, podendo monitorar mudanças de temperatura e fluxo.
Há diferença entre válvulas industriais?
Sim, existe diferença entre as válvulas industriais, em resumo, elas podem ser divididas em dois tipos: válvulas de automação e válvulas de processo.
As primeiras, são indicadas para controlar cilindros que exercem um movimento. As segundas, são ideais para o controle da passagem de um fluido e, comumente, apresentam apenas duas portas, uma de entrada e uma de saída do fluido.
LEIA TAMBÉM: 👉 O que levar em consideração na hora de escolher Válvulas Industriais
Como escolher a Válvula industrial ideal?
Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração ao escolher uma válvula industrial para a sua empresa. Confira os principais deles a seguir:
1. Tamanho e funcionalidade
Como sabemos, as válvulas podem ter diferentes funções. Seu tamanho e desenho deve ser escolhido de acordo com a função que ela irá desempenhar.
2. Materiais de construção
Atualmente, as válvulas industriais podem ser feitas de diferentes materiais, como aço, cobre, latão e até mesmo polímeros de alta resistência. Isso deve ser levado em consideração de acordo com o gás ou líquido utilizado em seu sistema.
3. Manutenção
É preciso considerar também a manutenção contínua de válvulas industriais.
A necessidade da manutenção pode mudar de acordo com o material, condições de uso, marca e tipo de válvula.
Como instalar válvulas industriais?
Para que a válvula industrial funcione da melhor maneira, é necessário se atentar a sua instalação e funcionamento.
Ou seja, todo o processo de instalação deve ser planejado. O instalador precisa detalhar como o procedimento será feito, que, a grosso modo, dispõe sobre características do fluxo, posição de cada válvula e sua intenção dentro do sistema de tubulações pré-existente ou que será instalado em conjunto com as válvulas.
As válvulas industriais atuam não apenas no funcionamento das tubulações e andamento dos processos de produção, elas representam um item de segurança da empresa e para todos que ali trabalham. Dessa forma, é imprescindível ter atenção na hora de instalá-las.
Para mais informações sobre válvulas industriais, continue acompanhando o nosso blog!