Saber como escolher as válvulas ideais para o seu negócio é uma parte muito importante das práticas adequadas de projeto e manutenção para sistemas industriais, de tubulação e de instrumentação.
Afinal de contas, sem a válvula correta para uma aplicação específica, os operadores podem não ter o desempenho que desejam, prejudicando a produtividade.
Geralmente, as válvulas são selecionadas durante o projeto inicial do sistema de fluido. Ao longo da vida útil do sistema, os técnicos de manutenção normalmente substituem uma válvula e a maioria dos outros componentes pelo mesmo tipo já encontrado no sistema, conforme a especificação. Ou seja, é muito importante saber escolher a melhor válvula desde o início, assim, evitando prejuízos futuros.
Saiba mais sobre o assunto a seguir!
Como escolher válvulas corretamente?
Para uma seleção mais assertiva da válvula, os projetistas e técnicos podem seguir o método STAMPED, um acrônimo em inglês e que leva em conta tamanho, temperatura, aplicação, fluido, pressão, extremidades ou conexões e entrega.
Entenda sobre cada uma dessas condições:
S: TAMANHO (SIZE)
O tamanho de sua válvula define sua capacidade de fluxo e deve corresponder à taxa de fluxo desejada (ou exigida) de seu sistema.
Os fabricantes fornecerão um coeficiente de fluxo (Cv), que indica a relação entre a queda de pressão em uma válvula e a taxa de fluxo correspondente. Assim, é possível avaliar o modelo mais indicado para você.
T: TEMPERATURA (TEMPERATURE)
É essencial levar em consideração as temperaturas em que sua válvula estará em operação. Afinal, sua válvula ajudará a controlar a temperatura operacional do ambiente ao redor.
Tenha em mente as respostas para as seguintes questões: Essas temperaturas serão constantes ou mudarão com frequência? Essas condições podem influenciar a seleção da válvula ou a frequência com que você precisará realizar a manutenção preventiva.
Considere as flutuações de temperatura que podem fazer com que os materiais de vedação se expandam e contraem. Além disso, os componentes metálicos podem perder resistência em temperaturas mais altas, reduzindo as taxas de pressão.
É válido confirmar com o fabricante se a válvula foi totalmente testada nos extremos e se é seguro investir nela para a sua indústria.
A: APLICAÇÃO (APPLICATION)
Analise o que sua válvula precisa fazer em seu sistema. Você precisa iniciar ou interromper o fluxo? Regular o nível de fluxo? Controlar a direção do fluxo? Proteger o sistema de sobrepressão?
As respostas para essas questões irão determinar o melhor tipo de válvula para o seu caso.
LEIA TAMBÉM: 👉 Como obter sucesso com custo reduzido e produtos a pronta entrega
M: FLUIDO (MEDIA)
O fluido de processo dentro de seu sistema também precisa ser cautelosamente considerado ao escolher a válvula correta com a composição de material ideal.
Verifique se o fluido do sistema é compatível com os materiais que compõem os corpos das válvulas, sedes, pontas da haste e outros materiais mais macios. A incompatibilidade pode levar a problemas de corrosão, fragilização ou rachaduras por corrosão sob tensão – todos os quais podem representar riscos de segurança, bem como problemas de produção que podem ser evitados.
P: PRESSÃO (PRESSURE)
A pressão é outro fator importante na escolha da válvula. Veja os dois contextos diferentes em que o termo é usado:
- Pressão de trabalho: A pressão de operação normal em seu sistema.
- Pressão de projeto: O limite máximo de pressão fornecido pelo fabricante da válvula. Nunca exceda a pressão de projeto de qualquer componente do sistema, a menos que o faça sob condições de teste controladas.
E: CONEXÕES (END)
As válvulas oferecem uma variedade de conexões finais diferentes. Podem ser conexões de encaixe, roscas, flanges, extremidades soldadas etc.
Mesmo que não seja normalmente associada à construção de uma válvula, a seleção da conexão final é crítica para a composição geral da válvula e sua capacidade de manter um sistema estanque.
Analise se suas conexões finais são apropriadas para a pressão e temperatura do sistema e são dimensionadas corretamente – a conexão final certa pode simplificar a instalação e evitar pontos de vazamento adicionais.
D: ENTREGA (DELIVERY)
Depois de examinar cada um desses fatores e escolher a válvula mais adequada para sua aplicação, avalie: “Quando preciso das minhas válvulas? De quantas eu preciso?”
A entrega pontual e o fornecimento confiável são tão essenciais para manter seu sistema de fluidos operacional eficiente quanto os outros pontos.
Como etapa final do método STAMPED, examine seus fornecedores. Eles são capazes de entregar as peças de que você precisa quando precisa delas? Eles são acessíveis? Eles trabalharão com você para entender as necessidades do seu sistema?
A Sansei, por exemplo, está no mercado desde 2003, com uma linha extensa de produtos para manutenção industrial, sendo válvulas e conexões industriais, instrumentações, hidráulica de combate a incêndio e especialidades químicas, tendo parcerias com os melhores fabricantes, trazendo para os nossos clientes produtos de primeira linha, com custo reduzido e a pronta entrega.
Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe.