As Normas Técnicas fazem parte da rotina da indústria, afinal, são obrigatórias. Neste post, confira as principais Normas Técnicas para Conexões Industriais!
As indústrias podem ser bem perigosas para o trabalhador quando as Normas Técnicas não são aplicadas corretamente, por isso, é tão importante que essas regras sejam seguidas.
As Normas Técnicas são obrigatórias para todas as indústrias brasileiras e têm a finalidade de preservar e promover a integridade física dos trabalhadores, instruir empregados e empregadores a respeito das devidas precauções que precisam ser tomadas a fim de evitar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais e determinar uma regulamentação pertinente à segurança e saúde do trabalho.
O não cumprimento das normativas e regulamentos sobre segurança e medicina do trabalho pode acarretar ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente.
A seguir, confira as principais Normas Técnicas para Conexões Industriais!
Normas Técnicas para Conexões Industriais
Como dissemos, as Normas Técnicas são importantíssimas para as indústrias e devem ser cumpridas.
Confira as principais Normas Técnicas para Conexões Industriais abaixo!
Norma NBR 5580
A Norma NBR 5580 é a responsável por estabelecer os padrões de qualidade de conexões de aço carbono com ou sem solda longitudinal, preto ou galvanizado.
Essa norma fala especificamente de conexões industriais desenvolvidas para aplicações na condução de fluidos, incluindo os não corrosivos, tais como água, gás e vapor.
Além disso, dentro da Norma NBR 5580, as conexões devem ser fabricados na categoria de aço de laminados a quente, podendo ser galvanizados, e precisam apresentar solda com resistência elétrica HIFIW (High Frequency Induction Welding), proteção por emulsão a água ou óleo e não podem apresentar rebarbas ou imperfeições nas extremidades.
LEIA TAMBÉM:
👉🏻 Onde conseguir Válvulas, Conexões e acessórios industriais no mesmo fornecedor?
Norma NBR 5590
A NBR 5590 incide sobre as conexões de aço carbono com ou sem solda longitudinal preto ou galvanizados com requisitos.
Essa norma é muito similar à NBR 5580 no que se refere às aplicações, pois ambas são desenvolvidas para condução de fluidos, incluindo os não corrosivos (água, gás e vapor); no entanto, diferem-se nos requisitos de qualidade.
Norma NBR 6591
Já a Norma NBR 6591 define as conexões de aço carbono com solda longitudinal de seção circular, quadrada, retangular e especial para fins industriais, aplicáveis em indústrias e maquinário fabril.
Como especificação, as conexões dentro dessa norma podem ser fabricados a partir de três categorias de aço: laminados a frio, laminados a quente e galvanizados eletrolíticos ou galvanizados a quente, e também devem apresentar resistência elétrica HIFIW (High Frequency Induction Welding).
Além disso, precisam apresentar proteção por emulsão a água ou óleo e extremidades cortadas perpendicularmente ao eixo longitudinal do tubo, com possibilidade de apresentar rebarbas ou não.
Gostou do conteúdo? Para mais posts como esse, continue acompanhando o nosso blog.