Válvulas industriais são equipamentos que têm como função principal a regulagem de fluxos de um fluido, que pode ser em forma de gases ou líquidos. Basicamente, elas se abrem e fecham, controlando a entrada e saída de fluxos.
Por existirem diversas válvulas diferentes no mercado, é possível encontrar válvulas com diferentes funções também. A seguir, entenda mais sobre as válvulas industriais e suas principais funções!
Diferentes tipos de válvulas industriais
Como acabamos de dizer, existem diferentes tipos de válvulas industriais, entre eles: válvulas de bloqueio e válvulas de controle.
As primeiras têm a função estabelecer ou interromper fluxos de fluidos. Sendo assim, só podem funcionar completamente abertas ou completamente fechadas.
As válvulas de controle têm o objetivo de regular o fluxo. Dessa maneira, conseguem trabalhar com fechamento parcial, variando de acordo com a funcionalidade.
Por fim, vale lembrar que o sentido de ação das válvulas também determina suas funções. Ou seja, a direção em que o fluido é direcionado está relacionado com sua ação – aqui entram as válvulas que direcionam o fluxo.
Vamos entender mais sobre elas a seguir?
receba todas as novidades
Em primeira mão descontos, novidades e conteúdos da Sansei Válvulas.
Válvulas de bloqueio
Gaveta:
Essa é uma das válvulas mais conhecidas e utilizadas. Seu uso é indicado em ampla faixa de temperatura e pressão, e funciona com o deslizamento de um disco por dentro do fluido.
A válvula gaveta é encontrada nas torneiras, por exemplo.
Macho:
Quando um sistema possui fluidos que não podem ficar retidos internamente nas válvulas, esse modelo é o mais indicado. Afinal, foi projetado com o objetivo de evitar que a contaminação ou mesmo a deterioração aconteçam.
Esfera:
A válvula esfera é muito resistente a corrosões, com pressão e temperaturas altas. Por isso, é muito utilizada em aplicações corrosivas.
Guilhotina ou de comporta:
Essas válvulas são recomendadas para o bloqueio ou controle de pastas, polpas, líquidos, entre outros, em segmentos industriais diversos.
LEIA TAMBÉM:
👉 Como escolher as válvulas certas para o seu sistema industrial?
Válvulas de controle
Globo:
É um tipo de válvula que regula o fluxo e apresenta um fechamento eficaz em fluidos que tenham partículas sólidas em suspensão. São muito utilizadas em gasodutos.
Agulha:
Essa válvula tem o intuito de controlar o fluxo através de um sistema de regulagem. Mas, algumas válvulas também fazem o controle on-off.
Controle:
Sua principal responsabilidade é estabelecer e controlar a pressão e escoamento de fluido em tubulações.
Borboleta*:
Essa válvula é utilizada em sistemas com gases e líquidos à baixa pressão. A válvula borboleta apresenta uma ação bastante rápida e de baixo custo, além de ter baixa queda de pressão.
Diafragma*:
Essa válvula é indicada para todos os tipos de gases, fluidos abrasivos e corrosivos e em fluidos que apresentam altos índices em sólidos em suspensão.
*Mesmo sendo válvulas especificamente de regulagem, esses modelos também podem ser aplicados como válvulas de bloqueio.
Está buscando as melhores válvulas industriais para a sua empresa?
A Sansei, por exemplo, está no mercado desde 2003, com uma linha extensa de produtos para manutenção industrial, sendo válvulas e conexões industriais, instrumentações, hidráulica de combate a incêndio e especialidades químicas, tendo parcerias com os melhores fabricantes, trazendo para os nossos clientes produtos de primeira linha, com custo reduzido e a pronta entrega.