4 problemas gerados por falta de manutenção corretiva

4 problemas gerados por falta de manutenção corretiva

Para assegurar um bom funcionamento dos itens da sua indústria, a manutenção preventiva é a solução ideal. Quando essa manutenção não acontece, muitos problemas podem aparecer e oferecer riscos.

Além disso, essa manutenção auxilia até mesmo na credibilidade da empresa, afinal, as pessoas desejam consumir de empresas que ofereçam qualidade.

Ainda não se convenceu da importância da manutenção preventiva? Confira 3 problemas gerados por falta dela!

O que é manutenção preventiva e corretiva?

É comum que haja uma confusão entre os dois termos.

A diferença entre elas pode estar justamente no nome e no seu objetivo, já que a manutenção corretiva tem o intuito de corrigir algum problema já detectado, ou seja, sem um planejamento prévio.

Já a manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, serve para evitar que problemas futuros apareçam. Essa manutenção é planejada e é muito importante para a rotina da empresa.

receba todas as novidades

Em primeira mão descontos, novidades e conteúdos da Sansei Válvulas.

Principais problemas da falta da manutenção

Caso você esteja negligenciando a manutenção preventiva, pode ter sérios problemas, entre eles:

1. Redução da vida útil

Sem manutenção de qualidade, os defeitos nos equipamentos só aumentarão. Quando o equipamento já estiver prejudicado, sua recuperação será cara ou até mesmo impossível!

Além disso, a manutenção corretiva é uma excelente oportunidade para agregar tecnologias à sua máquina, que é muito importante para evitar com que ela se torne obsoleta e perca desempenho.

2. Processos prejudicados

A falta de manutenção pode comprometer seriamente os processos industriais. Afinal, certos defeitos podem levar a perda de eficiência, atrasos na produção, além do desperdício de energia e matérias primas.

Sendo assim, não há dúvida da importância da manutenção…

LEIA TAMBÉM: 👉 3 sinais de que está na hora de trocar as conexões industriais da sua empresa

3. Aumento do risco à segurança

Máquinas antigas, sem manutenção regular ou mesmo sem adequação às normas de segurança vigentes podem sofrer com uma série de problemas.

Acontecimentos como sobrecargas elétricas, explosões e peças soltas podem comprometer seriamente o equipamento e, pior, colocar em risco a integridade física da sua equipe.

Ou seja, a manutenção é também um importante procedimento de segurança que, se for preciso, deve considerar também a adequação às normas de segurança.

4. Redução da produtividade

Sem os devidos cuidados com manutenção, a chance da máquina parar aumenta bastante.

O problema é que se isso acontecer, a produção também para. Nem precisamos falar dos prejuízos que isso acarreta, não é mesmo?

E então, gostou do conteúdo?

Para mais como esse, acompanhe o nosso blog.

Compartilhe essa publicação!

Últimos Posts

Talvez essas publicações também te interessem!

receba todas as novidades

Em primeira mão descontos, novidades e conteúdos da Sansei Válvulas.