Inovações da Indústria 4.0 em diferentes setores

Inovações da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 chegou trazendo inovações para os mais variados setores da indústria. A seguir, confira mais detalhes sobre essas transformações e saiba como as válvulas estão presentes em tudo isso!

A indústria 4.0 chegou e tem transformado muitos setores. A revolução da digitalização foi gerada pela criação de tecnologias que integram os dados coletados durante os processos físicos.

Essas tecnologias incluem Big Data, análises de dados, Internet Industrial das Coisas (IIoT), impressão 3D, tecnologia sem fio, inteligência artificial (IA), robótica, drones e realidade virtual e aumentada.

Cada indústria e segmento de mercado implanta essas tecnologias de formas diferentes, por isso,  é quase impossível dizer como a Indústria 4.0 transformou cada uma delas. No entanto, reunimos abaixo alguns dos principais setores e suas transformações. Confira!

Inovações da indústria 4.0 em alimentos e bebidas

As tecnologias da Indústria 4.0 podem monitorar e automatizar vários recursos da produção de alimentos e bebidas para maior eficiência e segurança. Por exemplo:

  • Triagem altamente seletiva para reduzir o desperdício de alimentos e estoques;
  • Equipamentos de inspeção para facilitar a detecção e a separação de partículas estranhas cada vez menores;
  • Monitoramento de freezers e outros ambientes com temperatura controlada com alertas automatizados;
  • Maior visibilidade da cadeia de suprimentos para a rastreabilidade dos ingredientes, permitindo recalls mais rápidos;
  • Automatização de válvulas e processos para aceleração e maior controle das etapas de produção.

Inovações da indústria 4.0 em óleo e gás upstream

Segundo especialistas do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), embora esta indústria seja conhecida por suas tecnologias inovadoras, o setor está bem atrás de outros quando se trata de se tornar digitalmente habilitado, mas há exceções.

Por exemplo, casos de iniciativas no desenvolvimento de recursos da Indústria 4.0, como a execução de “campos de treinamento digital” e a criação de um “lago de dados” central de 1 petabyte de informações operacionais globais disponíveis para os engenheiros das empresas.

O mercado upstream já utiliza análise de dados e visualização 3D como parte do processo de exploração. Algumas empresas de exploração e produção também estão experimentando modelos 4D que integram dados de produção para acompanhar as mudanças nos níveis de óleo e gás de reservas. Assim, tendo uma compreensão do potencial de produção e vida útil de cada poço.

Outra área onde as tecnologias estão avançando são as plataformas de petróleo equipadas com bombas submersíveis que elevam o óleo à superfície. Essas bombas requerem ajustes periódicos.

Inovações da indústria 4.0 no setor farmacêutico

Embora a indústria farmacêutica utilize o processamento em lote há anos, as empresas e agências regulatórias estão adotando mais recentemente o processamento contínuo.

Em outras palavras: na fabricação em lote, todos os materiais são carregados antes do início do processamento e descarregados no final do processamento; na manufatura contínua, o material é simultaneamente carregado e descarregado do processo.

O processamento contínuo tem sido usado em outras indústrias há tempos e oferece diversas vantagens, incluindo menos etapas, tempos de processamento mais curtos e uma pegada menor do que o processamento em lote.

De acordo com um relatório da Watson-Marlow, a expectativa é que os custos com saúde no Brasil cresçam de 7% (que era em 2006) até 13% em 2030. Por isso, é essencial contar com processos mais enxutos para melhorar o valor dos medicamentos e ajudar a comunidade.

Dessa forma, sensores especiais, coleta e análise de dados e controle contínuo, usando inteligência artificial, que são todas ferramentas da Indústria 4.0, apoiarão e permitirão a mudança para o processamento contínuo.

Além disso, como a segurança e a qualidade em produtos farmacêuticos são as principais prioridades, os métodos da Indústria 4.0 apresentam uma maneira ideal de monitorar e controlar o processamento contínuo, o que ajuda a garantir essa segurança.

receba todas as novidades

Em primeira mão descontos, novidades e conteúdos da Sansei Válvulas.

Inovações da indústria 4.0 no tratamento de água

De acordo com um relatório publicado pela OMS e o UNICEF, cerca de 5,5 bilhões de pessoas ao redor do planeta ainda não têm acesso ao saneamento básico. Esses dados são um alerta mundial para que os governos invistam em saneamento.

Para combater isso, entra em ação o processo de automação no saneamento, gerando diversos benefícios, como confiabilidade, qualidade, economia, segurança e vantagem competitiva.

Soluções criativas e inovadoras já fazem parte dessa realidade. Essa nova tecnologia é fundamental para tornar os serviços de saneamento básico eficientes.

É possível ver isso presente em grandes concessionárias, como a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que desde 2010 trabalha com uma Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Novos Negócios e tem convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que destinará R$ 50 mi até 2029 para financiamento de projetos de centro de pesquisas.

O objetivo  é criar processos e trazer novas tecnologias para eliminar a dependência de fornecedores externos, como um sistema de microfones que trabalham na identificação de vazamentos na rede de água sem necessidade de deslocamento de uma equipe.

Dessa forma, é possível “ensinar” uma máquina a prever perdas no processo de abastecimento com o auxílio da tecnologia para acompanhamento do consumo. Isso permite manutenção preventiva e colabora para a eficiência no abastecimento.

Em algumas cidades brasileiras, as perdas podem chegar a 40% durante o processo de distribuição e o uso de sensores inteligentes conectados à IoT possibilita a identificação e prevenção dessas perdas.

As válvulas e equipamentos no centro do desenvolvimento na indústria 4.0

Em todos os setores de atuação, quando tratamos de indústria 4.0, o que temos em comum é a presença de válvulas nos processos.

Hoje em dia, a automação e controle ofertado por esses equipamentos vêm ajudando ainda mais a entregar soluções precisas, com segurança e maior precisão.

Muitas válvulas de controle e automação vêm auxiliando indústrias, como a alimentícia e farmacêutica, a desenvolver processos mais limpos e eficazes, trazendo mais benefícios, como confiabilidade, economia, segurança e vantagem competitiva.

A Sansei é especialista em válvulas!

A Sansei é uma empresa reconhecida no mercado por suas válvulas e disponibiliza uma linha extensa de produtos para manutenção industrial.

Por isso, sempre que precisar, basta entrar em contato com nossa equipe comercial que te ajudaremos com os itens mais adequados para o seu projeto!

Compartilhe essa publicação!

Últimos Posts

Talvez essas publicações também te interessem!

Fale com um especialista